Medicina
O modelo pedagógico do curso está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.
O curso de graduação em Medicina (12 períodos) tem como objetivo principal formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.
Os cenários de prática utilizados consistem nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital local, espaços de cuidado e assistência e espaços de aprendizagem, prezando a qualidade do cuidado.
Assim, o egresso do curso de Medicina da nossa instituição deverá ser um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, eticamente, de forma resolutiva no processo saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção - em especial no âmbito da atenção primária e na rede de urgência e emergência, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde, com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, desde o atendimento até a gestão, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana.
Coordenador do curso
Ao coordenador do curso de medicina compete:
- Coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso de Medicina;
- Elaborar o horário de aulas do curso, encaminhando-o ao Colegiado para aprovação e à Diretoria Acadêmica para consolidá-lo;
- Convocar e presidir as reuniões dos Colegiados de Curso;
- Orientar os discentes quanto aos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da renovação de matrícula, em articulação com a Secretaria de Registros e Controle Acadêmicos;
- Divulgar as atividades e decisões do Colegiado de Curso
- Orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes;
- Avaliar o desempenho dos docentes vinculados à Coordenação de Curso;
- Manter permanente articulação com as Coordenações de Pesquisa e de Extensão, entre outras atribuições emanadas do Regimento Interno da Afya Abaetetuba.
ATO REGULATÓRIO: Ato autorizado do curso de Bacharelado em Medicina: PORTARIA Nº 500, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022
Duração: 12 períodos
Turno: integral
Modalidade: presencial
Grau: bacharelado
Total de Vagas: 50 vagas anuais
Coordenador: Professor Doutor Esdras Edgar Batista Pereira
Processo Seletivo
A AFYA Abaetetuba utiliza as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Vestibular On-line para o ingresso dos alunos no curso de Medicina.
Plano de curso
1º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS I
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE I
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS I
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO I
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA I
2º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS II
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE II
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS II
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO II
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA II
3º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS III
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE III
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO III
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA III
4º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS IV
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE IV
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO IV
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS IV
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA IV
5º Período
SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS V
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE V
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO V
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS V
MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA V
TRABALHO CIENTÍFICO DE CURSO I
6º Período
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VI
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VI
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VI
CLÍNICAS INTEGRADAS I
7º Período
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VII
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VII
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VII
CLÍNICAS INTEGRADAS II
TRABALHO CIENTÍFICO DE CURSO II
8º Período
INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VIII
PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VIII
HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VIII
CLÍNICAS INTEGRADAS III
9º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE COLETIVA
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE I
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE II
10º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS I
ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE MENTAL
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA MÉDICA I
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM PEDIATRIA I
11º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA CIRÚRGICA I
ESTÁGIO CURRICULAR EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS II
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II
12º Período
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM PEDIATRIA II
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA MÉDICA II
ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA CIRÚRGICA II
docentes
Titulação: Mestra
Lattes: Currículo Lattes
Contato: [email protected]
Titulação: Mestre
Currículo Lattes
Contato: [email protected]