ABAETETUBA - PA

Institucional
Apresentação
Conheça nossa unidade
Ambulatório
COPEXII
CPA
CPA - FPA
Núcleos e Comissões
Ouvidoria
Secretaria
Cursos
Medicina
Psicologia
EAD
Processo Seletivo
Processo seletivo
Editais
Resultados
Alunos
Biblioteca
Contato
Portal do calouro
Diploma digital
Notícias
Notícias
Eventos
Abaetetuba
Araguaína
Bahia
Bragança
Cametá
Contagem
Cruzeiro do Sul
Garanhuns
Guanambi
Ipatinga
Itabuna
Itacoatiara
Itajubá
Itaperuna
Jaboatão
Ji-Paraná
Maceió
Manacapuru
Marabá
Montes Claros
Palmas
Paraiba
Pato Branco
Porto Nacional
Porto Velho
Redenção
Santa Inês
São João del-Rei
Sete Lagoas
Teresina
Vitória da Conquista
Unigranrio Barra
Unigranrio Caxias
Unigranrio Nova Iguaçu
Palmas - TO
Abaetetuba - PABragança - PAGaranhuns - PEIpatinga - MGItabuna - BAItacoatiara - AMJaboatão - PEManacapuru - AMParaíba - PBSanta Inês - MA
Abaetetuba
Araguaína
Bahia
Bragança
Contagem
Cruzeiro do Sul
Garanhuns
Guanambi
Ipatinga
Itabuna
Itacoatiara
Itajubá
Itaperuna
Jaboatão
Ji-Paraná
Maceió
Manacapuru
Marabá
Montes Claros
Palmas
Paraiba
Pato Branco
Porto Nacional
Porto Velho
Redenção
Santa Inês
São João del-Rei
Sete Lagoas
Teresina
Vitória da Conquista
Unigranrio Barra
Unigranrio Caxias
Unigranrio Nova Iguaçu
INSCREVA-SE
Medicina
EAD

Medicina

Inscreva-se no curso de medicina
Menu
Sobre o cursoPlano de cursoDocentesMatriz Curricular
Sobre o cursoPlano de cursoDocentesMatriz CurricularCalendário AcadêmicoSemana Padrão

O modelo pedagógico do curso está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica, baseado na autonomia, aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.

O curso de graduação em Medicina (12 períodos) tem como objetivo principal formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde, com ênfase na Atenção Primária em Saúde e nos serviços de urgência e emergência, atuando nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico, do pensamento reflexivo e da criação cultural.

Os cenários de prática utilizados consistem nas unidades básicas de saúde, na Unidade de Pronto Atendimento e no Hospital local, espaços de cuidado e assistência e espaços de aprendizagem, prezando a qualidade do cuidado.

Assim, o egresso do curso de Medicina da nossa instituição deverá ser um médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar, eticamente, de forma resolutiva no processo saúde-doença, em seus diferentes níveis de atenção - em especial no âmbito da atenção primária e na rede de urgência e emergência, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde, com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, desde o atendimento até a gestão, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana.

‍

Coordenador do curso

Ao coordenador do curso de medicina compete:

  • Coordenar e supervisionar as atividades dos Colegiados de Curso de Medicina;
  • Elaborar o horário de aulas do curso, encaminhando-o ao Colegiado para aprovação e à Diretoria Acadêmica para consolidá-lo;
  • Convocar e presidir as reuniões dos Colegiados de Curso;
  • Orientar os discentes quanto aos aspectos acadêmicos e pedagógicos, por ocasião da matrícula e da renovação de matrícula, em articulação com a Secretaria de Registros e Controle Acadêmicos;
  • Divulgar as atividades e decisões do Colegiado de Curso
  • Orientar e acompanhar a vida acadêmica dos discentes;
  • Avaliar o desempenho dos docentes vinculados à Coordenação de Curso;
  • Manter permanente articulação com as Coordenações de Pesquisa e de Extensão, entre outras atribuições emanadas do Regimento Interno da Afya Abaetetuba.

ATO REGULATÓRIO: Ato autorizado do curso de Bacharelado em Medicina: PORTARIA Nº 500, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2022

Duração: 12 períodos

Turno: integral

Modalidade: presencial

Grau: bacharelado

Total de Vagas: 50 vagas anuais

Coordenadora: Professora Cássia de Barros Lopes

Processo Seletivo

A AFYA Abaetetuba utiliza as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou Vestibular On-line para o ingresso dos alunos no curso de Medicina.

‍

Inscreva-se

Plano de curso

1º Período

SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS I

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE I

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS I

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO I

MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA I

‍

2º Período

SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS II

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE II

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS II

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO II

MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA II

‍

3º Período

SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS III

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE III

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO III

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS III

MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA III

‍

4º Período

SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS IV

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE IV

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO IV

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS IV

MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA IV

‍

5º Período

SISTEMAS ORGÂNICOS INTEGRADOS V

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE V

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO V

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS V

MÉTODOS CIENTÍFICOS EM MEDICINA V

TRABALHO CIENTÍFICO DE CURSO I

‍

6º Período

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VI

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VI

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VI

CLÍNICAS INTEGRADAS I

‍

7º Período

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VII

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VII

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VII

CLÍNICAS INTEGRADAS II

TRABALHO CIENTÍFICO DE CURSO II

‍

8º Período

INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE VIII

PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO VIII

HABILIDADES E ATITUDES MÉDICAS VIII

CLÍNICAS INTEGRADAS III

‍

9º Período

ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE COLETIVA

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA I

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE I

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE II

‍

10º Período

ESTÁGIO CURRICULAR EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS I

ESTÁGIO CURRICULAR EM SAÚDE MENTAL

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA MÉDICA I

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM PEDIATRIA I

‍

11º Período

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA CIRÚRGICA I

ESTÁGIO CURRICULAR EM URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS II

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA II

‍

12º Período

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM PEDIATRIA II

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA MÉDICA II

ESTÁGIO CURRICULAR EM ATENÇÃO AMBULATORIAL E HOSPITALAR EM CLÍNICA CIRÚRGICA II

‍

docentes

ÁLVARO JOSÉ DE ALMEIDA PINTO
Titulação:
Doutor
Currículo Lattes
‍
Contato: [email protected]
HANNAR ANGELICA DE MELO ALVERGA
Titulação:
Mestra
‍ Currículo Lattes  
Contato:
[email protected]
DANIEL PANTOJA ESTUMANO
Titulação:
Especialista
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
IZABELA FUENTES
 Titulação:
Mestra
Currículo Lattes
 
Contato:
[email protected]
LILIANNE RODRIGUES FERNANDES
Titulação:
Mestra
Currículo Lattes
 
Contato:
[email protected]
MARIANNE FERNANDES RODRIGUES
Titulação:
Doutora
Currículo Lattes
 
Contato:
[email protected]
ROSILENE CUNHA DE OLIVEIRA
Titulação: Mestra

Currículo Lattes
 
Contato: [email protected]
ROBERTA DANNYELE OLIVEIRA RAIOL
Titulação:
Mestra
Currículo Lattes
 
Contato:
[email protected]
TARCÍSIO ANDRÉ AMORIM DE CARVALHO
Titulação:
Doutor
Currículo Lattes
 
Contato:
[email protected]
WANDERSON GONÇALVES E GONÇALVES
Titulação:
Doutor
Currículo Lattes
‍
Contato: [email protected]
ANA KEDMA CORREA PINHEIRO
Titulação:
Mestra
Currículo Lattes
 
Contato:
[email protected]
FAGNER JUNIOR RORIGUES  CARVALHO
Titulação:
Especialista
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
CAMILA MIRANDA ABDON  
Titulação:
Mestra
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
CÁSSIA DE BARROS LOPES
Titulação:
Doutora
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
CHRISTIANO RICARDO LIMA VIÉGAS FREIRE MENDES DOS REIS PINTO MARTINS
Titulação:
Mestre
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
MAILEN MARTÍNEZ INFANTE OLIVEIRA
Titulação:
Especialista
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
MARIA HELENA CRUZ RODRIGUES
Titulação:
Doutora
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
RICHER PRAXEDES MAIA
Titulação: Especialista

Currículo Lattes  

Contato: [email protected]
MAURO DE MEIRA LEITE
Titulação:
Doutor
Currículo Lattes  

Contato:
[email protected]
KEVIN SANTOS DA SILVA
Titulação:
mestre
Currículo Lattes  

Contato:
‍
[email protected]

matriz curricular

‍

MATRIZ CURRICULAR MEDICINA 2022.2

MATRIZ CURRICULAR MEDICINA 2023.2

MATRIZ CURRICULAR MEDICINA 2025.1


‍
Calendário Acadêmico

‍Calendário Acadêmico 2025.1

Semana  Padrão
‍

CALENDÁRIO DA SEMANA
Mais Acessados
MedicinaEducação a Distância (EAD)Pós-graduaçãoOuvidoriaNotíciasÁlbunsTrabalhe ConoscoOutros DocumentosBlog
Políticas
Portal de Privacidade
sobre a afya
Área do AlunoAIA - Academia de Idioma AfyaPortal CanvasFale com a Afya
Portais Colaborador
UCAPulsesServiceNowSuper Afya (feedback)Área do ProfessorÁrea do RH
Uma empresa
cadastrada
no e-MEC!
‍2025 © AFYA ABAETETUBA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Rodovia DR Joao Miranda KM4, S/N, Bosque, CEP: 68440000,
Abaetetuba-PA