Núcleos e comissões
O Núcleo de Experiência Discente (NED) é responsável pela oferta de diversos serviços relacionados ao bem-estar, à qualidade de vida, ao desenvolvimento de habilidades, à adaptação institucional e à inclusão do corpo discente da AFYA Abaetetuba.
Configura-se como um espaço de escuta qualificada, de acolhimento das demandas emocionais, relacionais, familiares e sociais que interferem direta e/ou indiretamente no processo de ensino-aprendizagem dos alunos e alunas da instituição.
De acordo com o artigo 3º do Regulamento do Núcleo de Experiência Docente, temos como objetivos específicos:
I. Oportunizar a todos os estudantes a equidade de condições para o exercício da atividade acadêmica;
II. Promover o ingresso e a permanência de estudantes, independentemente de sua condição física, cognitiva, emocional ou socioeconômica;
III. Favorecer o acesso, aos acadêmicos, de mecanismos e estratégias institucionais capazes de assegurar a permanência e integração dos mesmos na Instituição;
IV. Desenvolver parcerias com os setores acadêmicos institucionais e sociedade civil, para a implantação de programas e projetos;
V. Propiciar a todos os estudantes a formação integral, estimulando a participação em atividades científicas, culturais, artísticas, de saúde, esportivas e lazer;
VI. Atuar na perspectiva psicopedagógica para orientar o processo de ensino aprendizagem dos acadêmicos;
VII. Fomentar estratégias de formação de líderes junto aos discentes e colaboradores;
VIII. Oferecer acolhimento psicológico e acompanhamento psicopedagógico;
IX. Promover ações direcionadas ao encantamento do acadêmico;
X. Realizar o atendimento aos colaboradores em suas necessidades psicossociais.
RESPONSÁVEL:
O Núcleo de Experiência Discente (NED) da AFYA Abaetetuba é composto pela Psicopedagoga Clínica Eliziane Silva.
Eliziane é Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) em 2016. Toda sua trajetória profissional é voltada para a coordenação, supervisão e orientação Discente. Com experiência em Gestão Educacional. A profissional do NED é Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI), Psicopedagogia Clínica (FIBRA) e Pastoral da Educação e Pastoral Escolar (UNIBAGOZZI).
Espaço físico
O Núcleo de Experiência Discente (NED) conta com um espaço físico situado na sede da AFYA Abaetetuba. É composto por uma sala de recepção e uma sala para atendimentos individuais e coletivos.
Serviços
Visando alcançar os objetivos do Núcleo de Experiência Discente (NED), os seguintes serviços são ofertados.
Acolhimentos individuais
Os acolhimentos individuais são momentos previamente agendados onde os alunos podem desenvolver habilidades emocionais, pedagógicas e sociais que venham a contribuir com o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é estimular a autonomia do educando, tornando este o protagonista de sua trajetória e experiência acadêmica.
Este tipo de intervenção não possui finalidade clínica. Não obstante, quando observadas demandas mais específicas para o cuidado em saúde e em saúde mental, o Núcleo de Experiência Discente (NED) realizará encaminhamentos para profissionais e serviços especializados.
Intervenções grupais
O Núcleo de Experiência Discente (NED) é responsável pelo planejamento, mobilização e facilitação de encontros grupais. Tais encontros têm por objetivo o desenvolvimento de habilidades emocionais, relacionais, pedagógicas e sociais que também possam contribuir com a vida acadêmica.
Outro objetivo importante dos encontros em grupo é o estímulo à formação integral, abrangendo questões referentes também à arte, à cultura, às atividades físicas e/ou o lazer. Neste sentido, os grupos são pensados em conjunto com o corpo discente.
Acolhimento familiar
Os acolhimentos familiares destinam-se à vinculação da rede de apoio que cada discente constitui em seu cotidiano. Trata-se de criar estratégias para fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, ampliando a função protetiva dos grupos familiares para com o corpo discente.
Atividades preventivas
O Núcleo de Experiência Discente (NED) também tem como objetivo construir estratégias para informação, qualificação, sensibilização e orientação voltadas para o cuidado em saúde de modo geral. Desta forma, com frequência mínima mensal, ações como palestras, workshops e outras são construídas sobre temáticas específicas.
AÇÕES
Edital de Nivelamento
NAPED
NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO E EXPERIÊNCIA DOCENTE
O Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente (NAPED) é um setor de análise, orientação e acompanhamento do processo educacional da faculdade.
As atividades de apoio pedagógico abrangem as áreas de ensino, pesquisa, assistência, treinamento e aperfeiçoamento profissional.
O NAPED tem como função planejar e realizar processos de desenvolvimento docente, bem como promover estudos e pesquisas pedagógicas relevantes ao aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem na faculdade.
Também tem como função promover atividades de interesse dos professores, visando à reflexão sobre a tarefa educacional.
CONTATO
equipe editorial
Corpo Editorial
Editores Chefes
Dr. Wanderson Gonçalves e Gonçalves (Editor Chefe), Instituto de Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Abaetetuba, PA, Brasil, [email protected], ORCID 0000-0003-0918-1728
Dra. Carla de Castro Sant’Anna (Editora Chefe), Instituto de Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Abaetetuba, PA, Brasil, [email protected], ORCID 0000-0002-7171-7071
Editores Associados
Dr. Esdras Edgar Batista Pereira, Instituto de Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Abaetetuba, PA, Brasil, [email protected], ORCID 0000-0003-4830-4233
Msc. Roberta Dannyele Oliveira Raiol, Instituto de Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Abaetetuba, PA, Brasil, [email protected], ORCID 0000-0002-7552-7988
Comitê avaliativo
Adriana Bozzi
Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASAI); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
http://lattes.cnpq.br/1465173742097673
Arnaldo Jorge Martins Filho
Instituto Evandro Chagas, IEC
http://lattes.cnpq.br/4561018485947813
Carlos David Araújo Bichara
Universidade Federal do Pará, UFPA
http://lattes.cnpq.br/7830359968491538
Davi José de Souza da Silva
Universidade Unigranrio, UNIGRANRIO
http://lattes.cnpq.br/5114374665706148
Diandra Araújo da Luz
Universidade Federal do Pará
http://lattes.cnpq.br/2295501597380204
Luan Kelves Miranda de Souza
Instituto de Educação Superior do Vale do Parnaíba - IESVAP
http://lattes.cnpq.br/0829342848225878
Luciana Silva da Costa
Centro Universitário Fibra
https://lattes.cnpq.br/3832897266099068
Marianne Rodrigues Fernandes
Universidade Federal do Pará, UFPA
http://lattes.cnpq.br/3932545241435170
Mayra Herminia Simoes Hamad Farias do Couto
Universidade da Amazônia, UNAMA
https://lattes.cnpq.br/7809271692824225
Thayse Cristine Melo Banathar
Instituto Tecnológico Vale, ITV
http://lattes.cnpq.br/9259446419378182
Wermerson Assunção Barroso
Faculdade ITPAC Santa Inês
http://lattes.cnpq.br/3442416309659789
Produção editorial
Revisão
Inglês/Português: Denny Almeida, Suzi André.
Editoração: Afya Faculdade de Ciências Médicas, Abaetetuba, PA, Brasil.
Referências / Citações: Camila Batista, Abaetetuba, PA, Brazil.
Processo de Revisão por Pares: Esdras Edgar, Roberta Raiol.
Analista de Sistema: Bruno Alves.
Secretaria e Comunicação: Stephanie, Abaetetuba, PA, Brazil.
equipe
Corpo Editorial